Pular para o conteúdo principal

Harley-Davidson celebra 40 anos de modelo que a fez ser cultuada - créditos CNN

Créditos CNN.


Harley-Davidson celebra 40 anos de modelo que a fez ser cultuada; conheça

Modelos que chegaram ao mercado em1984 contam com suspensão traseira em posição oculta para garantir maior conforto; atualmente, há oito opções diferentes, com propostas distintas

Rodrigo Ginicolaboração para a CNN

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
Ouvir notícia

Uma das linhas de motocicletas que ajudou a transformar a Harley-Davidson em marca cultuada por todo o mundo completa quatro décadas de existência em 2024. Em 1984, a fabricante sediada em Milwaukee colocava no mercado o primeiro modelo da gama Softail: a FXST Softail.

PUBLICIDADE

O modelo contava com uma suspensão traseira em posição oculta, diferentemente das custom disponíveis até então no catálogo da marca. A novidade, de início, chegou a incomodar os mais puristas, mas se mostrou uma evolução fundamental para percorrer distâncias maiores empurrado pelo bicilíndrico em V (Milwaukee Eight), conhecido pelas vibrações.

O chassi da geração mais recente das Harley Softail foi desenvolvido em 2018, e evoluiu desde então. O monoamortecedor traseiro está localizado abaixo do assento, preservando as linhas “hardtail” clássicas da família.

A gama atual conta com oito modelos:

  • Softail Standard;
  • Street Bob 114;
  • Low Rider S;
  • Low Rider ST;
  • Breakout 117;
  • Heritage Classic 114;
  • Fat Boy 114; e
  • Fat Bob 114.

Elas apresentam propostas distintas entre bobbers e cruisers, algumas mais minimalistas e outras equipadas com bolsas laterais e carenagens.

O sucesso da linha Softail foi fundamental para que a Harley recuperasse as forças e não fechasse as portas em um momento delicado da marca, na década de 1980.

“Quando eu me lembro do momento em que a FXST Softail foi lançada e do impacto no mercado – estávamos com dificuldades para atrair novos proprietários – é que me dou conta do quanto o novo chassi e o novo motor foram fundamentais para a nossa sobrevivência”, destacou Willie G. Davidson, antigo diretor de design da marca, no livro “100 anos de Harley-Davidson”.

“A família Softail tem sido um sucesso de vendas e segue como uma das favoritas entre os motociclistas. É uma linha que combina com sucesso nossa herança e a tecnologia atual, atraindo os motociclistas da Harley por todo o mundo”, acrescentou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS Auto - Brasil tem o melhor resultado de vendas de carros desde 2014 - créditos Brasil 247

  Brasil tem o melhor resultado de vendas de carros desde 2014, com 2,63 milhões de emplacamentos em 2024 A queda no desemprego e a renovação de veículos aumentam as expectativas para 2025 Leia mais »

Carro zero: melhor comprar ou assinar? Entenda - Especialista explica

Carro zero: melhor comprar ou assinar? Entenda Especialista explica por que assinar um veículo pode ser mais vantajoso do que comprá-lo, considerando custos ocultos e depreciação 23/12/2024 às 18:56 Ouvir notícia 0:00 1.0x O jornalista e especialista em automóveis  Boris Feldman  aborda uma questão importante para muitos consumidores e condutores:  é melhor comprar ou assinar um carro zero?  Contrariando a percepção inicial de muitas pessoas, Feldman argumenta que, em muitos casos, a assinatura pode ser mais vantajosa. PUBLICIDADE Inicialmente, o valor mensal de uma assinatura pode parecer alto, variando de R$ 3.000 a R$ 5.000. No entanto, Feldman destaca que é necessário considerar diversos fatores ocultos na compra de um veículo novo. Leia mais Veja 5 carros que foram reprovados no teste de colisão Acendeu a luz do ABS: carro vai ficar sem freio? Fim do DPVAT: como ficam as vítimas de acidentes de trânsito? Custos ocultos na compra de um carro novo O especialista e...

LFS Auto - Venda de veículos automotores sobe 6% em janeiro em comparação a 2024; Tarifas de Trump podem reconfigurar produção global de veículos, afirma Anfavea - Créditos Brasil 247

LFS Auto  - Venda de veículos automotores sobe 6% em janeiro em comparação a 2024;  - Tarifas de Trump podem reconfigurar produção global de veículos, afirma Anfavea  Créditos Brasil 247 Venda de veículos automotores sobe 6% em janeiro em comparação a 2024 A produção de veículos automotores também cresceu, chegou a 175,5 mil unidades, 15,1% superior à de janeiro de 2024 Leia mais » Tarifas de Trump podem reconfigurar produção global de veículos, afirma Anfavea Medidas protecionistas dos EUA podem impactar indústria automotiva brasileira e mundial Leia mais »